quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Missao Kayak Mar na Patagónia

Vieira e Palavra voaram para o sul do Chile com a finalidade de remar nas fiordes pelo meio do gelo e piguins. Á medida que forem dando noticias nós vamos publicando ...

Mensagem numero 1 (Quarta-Feira)


Depois de meses a preparar a expediçao de kayak em travessia pelos glaciares (decidimos vir para aqui em 5 minutos ;-)), apercebemo-nos que o equipamento que tinhamos podeia (eventualmente) nao ser o mais indicado À chegada a Punta arena, equipas equipadas com material de alta montanha, hig-tech, goretex top, etc, decidimos verificar o nosso equipamento.

Palavra: Calcao de banho; chinelo de dedo em estado lastimavel e calca de pijama
Vieira: Calca adquirida em 2003 em Pokara por troca de uma t-shirt; 4 T-shirts lavadas algumas meias, Tenis adidas Chelas style...Impecavel!

5feira iniciamos a expedicao travessia aqui com uma empresa Indomitas, cujo dono Rodrigo Bahamondez è uma simpatia e depois de alguma conversa chegamos a um acordo. Vamos remar 2 a 3 dias dependendo do vento. Aqui nunca se sabe como serà. Basta dizer que hà 3 anti-ciclones na zona (hoje). vamos terminar a expediçao 6 ou sàbado. So nessa altura partimos para cima para o futa. A viagem de carroça serà obrigatoriamente pela argentina e vai demorar pelo menos 2 dias....Ozaaabre!)

Portanto acredito que estaremos entre 2 e 3feira no futa (mais para terça feira).

Voámos para cà com a LAN de AirBus 2 horas der voo. Isto é longe para caral.....
A Lan è em frente às bombas de gasolina onde paramos quando ai chegamos com o Cristian. Existe tb outra companhia que é a Sky ê na rua perpendicular à da Lan do lado direito quem està de costas para as bombas de gasolina)

Estao aqui mais ou menos 10 graus. O vento è sempre a bombar e de todos os lados. Mas a terra promete.
Amaha vamos fazer um troco de play boat (è verdade falaram-nos de um percurso e vamos là ve-lo amanha). A terra parece-me que tem alto ambiene. Vamos curtir ...



Vieira e Palavra já pela Patagónia


Mensagem numero 2 (Quinta Feira)


Quem tiver tempo e queira gastar mais uns trocos,
Traking, Kayak Mar, Btt, OZAAAAAABRE!
Zarpem para Puerto Natal!

Vamos estar amanha e depois de amanha sem contacto. Partimos para expediçao em kayak de Mar.

Hoje fizemos um rio no Parque Torres del Paine! Troço proibido entramos à sucapa:) Agua gelada. Eu de Piranha acrobat e o Palavra de Liquid Logic. Facturamos bem cà em baixo! Pimba!

Aceleeerem!
LVieira


Mensagem numero 3 (Sabado)


17 de janeiro, nem sei por onde começar!
Partimos para o parque nacional Torres del Pain. 7.00h da matina 3 kayak`s de mar pendurados no reboque. Vieira, Palavra e Maria Josè (Cotè), e Juan o motorista. Viajámos durante hora e meia até ao sector do Rio Serrano, num lugar chamado de Pueblito Serrano. A paisagem continua deslumbrante. Depois de ajudarmos na logistica que jà vos digo nao è facil para autonomia em kayak de mar na Patagònia, equipámo-nos. Tendo em conta que aqui é verao o equipamento resumiu-se a: 2 Lifas, um forro polar, 1 Long jonh, 1 impermeàvel, outro impermeàvel, gorro, luvas e 1 capacete de reserva....

Arrancámos. Vivemos, sentimos sofremos. Chuva, vento, frio,tanto, e no entanto a Coté comentava : "Que dia rico na Patagónia. Estamos com sorte". remámos forte durante 4 horas. Chegámos ao fiordo da Ultima Esperança. O tempo estava, tipico de fim do mundo, Fomos recebidos por um guarda do Parque que ali tem a sua casa de 10 em 10 dias. Francisco, Pancho para os amigos, foi de uma generosidade incrivel. Nunca mais esqueceremos a sua salamandra a lenha que nos permitiu voltar a sentir as maos e o nariz. Depois de aconchegar o estomago com um chocolate quente e uma bela sandes, ganhàmos coragem, voltàmos a equipar ....e saimos em busca de uma lagoa mesmo por cima do T0 do Pancho. 1200 metros de fundo e 600 de largo, uma lagoa, mais uma, e là no fundo só para nós ali estava um Glaciar. Uma imensidao de gelo branco e azul esmeralda. Montanha de gelo que faz a junçao entre ao ceu e a lagoa. Sem dùvida um momento inesquecivel. As condiçoes durissimas do clima deram ainda mais significado ao momento. Navegámos com esforço. A chuva e o vento que teimava em nos arrancar a pagaia, nao foram suficientemente fortes para nos fazer parar e a compensaçao foi gloriosa. Voltámos ao abrigo, mudámos de roupa, bebemos um yerba mate, e saboreamos cada momento, cada pedaço de gelo do glaciar, cada visao. Em cima da salamandra a chaleira já fumega. Vai um chá?

Acelerem!









































5 comentários:

  1. Pessoal, avisem a dupla Palavra/Vieira que é melhor ser o Palavra a escrever. O domínio e a fluência do Português escrito do Vieira é ... é melhor ser o Palavra a escrever. Que raio é que quer dizer "facturamos bem cá em baixo! Pimba!". O rio era bom e foram apanhados pelo guarda florestal!?

    ResponderEliminar
  2. Já cá cantam as fotos da vossa odisseia. Adoramo-las !!! Muito contentes pela vossa aventura ter corrido bene. Estamos na Patagonia Centro nas nossas caminhadas e seguimos para o Futa na segunda feira de manha.

    Be in touch,

    Inverno, Paulo e Dimas

    ResponderEliminar
  3. Jà estamos em Pto Arenas. Apanhamos o aviao amanha e estamos em balmaceda por volta das 10.30 da matina. seguimos para o vosso spot em coyheique. Jantarada amanha?
    18 de janeiro ...que tal uma fiesta?
    Acelerem!
    Tripè&Xerpa

    ResponderEliminar
  4. Um grande abraço ao amigo Vieira que hoje comemora 3...e tantas primaveras... na conquista do Fim do Mundo!!!! Que contes BONS e MUITOS COM TUDO E TODOS OS QUE MAIS DESEJAS!!!
    PARABÉNS AMIGO!! ACELERAAAAAAAA!!!
    DOS AMIGOS BÉ e G

    ResponderEliminar
  5. Obrigado G&Bé.
    Agora que estao dentro do ramo posso-vos dizer que o vosso Hostel em Aveiro, aqui, era um resort de 6 estrelas.
    ;-)
    Acelerem!

    ResponderEliminar